segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FILOSOFIA

FUNCIONALISMO

 A teoria funcionalista tem por base a teoria de sistemas e defende que a sociedade se organiza como um sistema social onde é necessário resolver quatro imperativos fundamentais para a subsistência: a adaptação ao meio envolvente, a conservação do modelo e o controle de tensões, a persecução da finalidade e a integração pelas diferentes classes sociais.
 A ideia de função tem um papel muito importante no funcionalismo, modelando o desenvolvimento de toda a análise funcional. De fato, o funcionalismo é basicamente o estudo das funções e suas consequências. 
 Anterior aos movimentos sociais dos anos 60, o funcionalismo foi a visão dominante no pensamento sociológico.Nos anos 60, o funcionalismo era criticado por promover modelos ineficazes para mudanças sociais, contradições estruturais e conflitos.

POSITIVISMO

 O positivismo nega à ciência qualquer possibilidade de investigar a causa dos fenômenos naturais e sociais, considerando este tipo de pesquisa inútil e inacessível, voltando-se para a descoberta e o estudo das leis.
 A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares, desempenhando um papel central tanto no processo de Abolição da Escravatura quanto no de Proclamação da República, além disso, a localização do Estado e das instituições públicas, foi uma das grandes preocupações dos positivistas, além da realização da justiça social.
 A conformação atual da bandeira do Brasil é um reflexo dessa influência. Na bandeira lê-se a máxima política positivista ORDEM E PROGRESSO.

MATERIALISMO

 Para Karl Marx, não existe o individuo formado fora das relações sociais, isso significa que a forma como os indivíduos se comportam, agem, sentem e pensam vincula-se à forma como se dão as relações sociais. Essas relações sociais, por seu lado, são determinadas pela forma de produção da vida material, ou seja, pela maneira como os seres humanos trabalham e produzem os meios necessários para a sustentação material das sociedade. 

 * CAPITAL E TRABALHO - Ele reconhece o trabalho como atividade fundamental do ser humano.
 * DIALÉTICA MARXISTA- Permite compreender a história em seu movimento, algo transitório, que pode ser transformado pela ação humana.
 * MODO DE PRODUÇÃO- É a maneira como se organiza a produção material em um dado estágio de desenvolvimento social.
 * LUTAS DE CLASSES- De acordo com Marx, caberia a classe social que possui, nesse momento, um caráter revolucionário intervir por meio de ações concretas, práticas, para que essas transformações ocorram.


Um comentário: